terça-feira, 29 de junho de 2010

Tudo passa e nada nos acontece por acaso

.¸.•* ¸.•*¨) ¸.•*¨)
(¸.•* (¸.•* (¸.•*¨*---->>> Com o tempo agente aprende a ser melhor... E a felicidade consiste em melhorarmos cada vez mais: hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje... Com o tempo agente vai amadurecendo e percebendo o real significado da vida, AMAR! E amar é respeitar, perdoar, cuidar, educar, se doar... Amar é isto e muito mais... É claro que nem sempre seguimos isto a risca, mas, Deus é misericordioso - poderemos melhorar sim, mas, para isto precisamos perseverar, insistir, querer e acreditar... Para se ter boas coisas é preciso sonhar, mas também agir... Confesso que não sou assim tão calminha, boazinha e tal... Mas de uma coisa você pode ter certeza: sou muito amiga! Sou do tipo que olha dentro do olho e não tolera mentiras... Sou geminiana, sonhadora, mas tenho os pés no chão... Sou simples, mas, não gosto muito de mesmice... E a frase para o momento é: Tudo passa e nada nos acontece por acaso 



*** Neusa Leon

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Momento - Especial

"Entre tantos e variados pensamentos meus
Um é constante e especial
A saudade de ti"

Neusa***


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Poeminha rápido - A criança


Sabe, quando olho para uma criança, que seja bebê ou já grandinha, logo me vem um pensamento, Deus! A criança me inspira muito... Seu sorriso sua alegria e suas ingênuas peraltices me fazem sair do meu mundo real... Saio das chatices do cotidiano... A alegria da criança atiça ainda mais os meus sonhos, e  olhando para o meu filho me veio esse poeminha

Sorriso, brilho, encanto
Perfume de uma flor
É Divino!
É de Deus!
É fruto do Amor!


---->>> Neusa Leontina

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Parlenda - Minha versão

Hoje é domingo
Fazem cachimbo
Cachimbo de barro
Argila que faz o jarro
O jarro é bonito
Encorpado
Fino
Ou formato de sino
Sino de ouro
Assusta o touro
Touro á frente
Chifrando gente
Gente valente
Firme, forte e urgente
Touro fraco
Cai num buraco
Buraco fundo
Cai todo mundo
Touro capturado
Trancafiado
Transportado
Sucumbido
Assado
Comido
--->>> Neusa Leontina

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Momento - Tudo é exatamente como tem que ser

Olá!

Olha eu aqui de novo com mais uma historinha e, vou então, começar dizendo assim: tudo é exatamente como tem que ser.
- Sabe, outro dia pensei: poxa! As vezes agente quer tantas coisas, né? Esquecemos até de agradecer o que já temos. Devemos pedir perdão á Deus por tamanha ingratidão: pois Ele nos dar tanto e a gente está sempre insatisfeito. Estamos sempre querendo mais. Sei lá, somos um tanto complicados. O bom mesmo é deixar á vida nos levar. Ops, depende; há casos e casos, né mesmo?
- Certa vez uma amiga chegou à mim e perguntou.
- Neusa, você acha que agente pode mudar o nosso "Destino"?
- Eu não querendo interferir em suas decisões perguntei.
- E você sabe qual é o seu "Destino?"
- Ela olhou bem firme em meus olhos e respondeu.
- Não tenho tanta certeza, mas, sinto que não posso ficar de braços cruzados, esperando "certas" coisas acontecerem.
- Eu então lhe respondi.
- Eu acho que esta resposta você vai encontrar dentro de você mesma. Faça uma análise do que você está sentindo: reflita sobre tudo e tome suas decisões consciente para não vir a sofrer mais tarde.
- Ela fez ar de riso e eu continue: tenha absolutamente certeza do que você quer. Busque á ajuda de Deus. Converse com ele. Abra o seu coração e se mostre verdadeiramente, pois se for algo que não venha a lhe prejudicar, com certeza Deus lhe concederá.
- Ela comprimiu os lábios pensativa e disse.
- Obrigada amiga!
Conclusão: alguns anos depois a encontrei e não precisou nem ela me falar: o brilho em seus olhos e a alegria que ela me transmitia ao falar de algumas coisas logo pude perceber que ela havia buscado á ajuda em Deus. Ela havia feito a escolha certa, e estava muito feliz.
- E olha só que coisa interessante: quando ela me perguntou se eu achava que poderíamos mudar os nossos destinos, eu felizmente lhe respondi que buscasse a resposta dentro dela mesma. Que ela buscasse a ajuda de Deus... Claro, essa resposta com certeza foi inspiração vinda do Céu, pois nem sempre podemos dar “certas” opiniões na vida das pessoas. Isto é muito sério: às vezes a gente acaba influenciando alguém a tomar decisões que na verdade não são para elas. Como falo, há casos e casos... O bom mesmo é acreditar que tudo vai dar certo e, se não acontecer do jeito que você sonhou é porque não tinha que ser. Mas, mesmo assim agradeça. E agradeça por tudo: pela saúde, família, trabalho e, principalmente pela vida: pela oportunidade que Deus nos dar à cada dia!

Neusa***

terça-feira, 22 de junho de 2010

Nossas vidas

Vida que eu amo
Vida minha
Vida sua
Nossas vidas
Vida que Deus nos deu

Fatos, relatos, acontecimentos
Tantas coisas que não compreendemos
São os mistérios da vida
Tentamos entender
E quando fica tudo tão complexo
Nos perguntamos, por quê?

Questionamos tentando achar uma resposta
Mas, o melhor a fazer
Não julgar
São os mistérios da vida
Coisas que estão além do nosso conhecimento, entendimento...
Portanto, não vamos nos angustiar
Nos torturar com tantas indagações
Mas, é bom lembrar
O que aconteceu ou vai acontecer
Tem ligação direta com o nosso jeito de ser
Ai vem á pergunta
Como devemos proceder?
Aqui no meu entender
Conclui que:

Não julgar, não mentir, não descriminar
Amar, ajudar, doar
Não ferir, não derrubar, não blasfemar
Viver, agradecer, sonhar, acreditar
E assim, desde já
Vivo, agradeço, sonho, acredito e Amo
Minha vida
Sua vida
Nossas vidas
Vida que Deus nos deu

---->>> Neusa Leontina

domingo, 20 de junho de 2010

Momento - A vida é breve e o amanhã é incerto

Talvez eu ainda seja um pouco desobediente, teimosa, inquieta, ou até mesmo descrente de "certas". Mas, penso que se hoje sou o que sou, é porque em certos momentos eu, desacreditei, teimei, desobedeci e não me acomodei.
– Jamais desista dos seus sonhos. Quando alguém lhe disser que as portas estão fechadas para você, não acredite. Seja teimosa (o). Insista. Tente abri-las. E se alguém disser que você não tem capacidade para tal coisa, que o melhor seria ficar sentando (a) esperando acontecer. Desobedeça, levante-se e vá enfrente. Pois, todos nós somos capazes de lutar e vencer.
– Bom, quando digo sou o que sou, estou me referindo à este meu jeito espontâneo e simples de ser. E principalmente por esta minha vontade de aprender e de dizer não para tudo aquilo que não me traz nenhum bem. Claro, sou humana, também tenho meus altos e baixos, mas, sei muito bem dos meus limites. Sei também que ás vezes surgem certos contratempos na vida que são realmente difíceis de serem resolvidos. Mas, nem assim podemos perder as esperanças... Nessas horas, quando o mais não podemos fazer, façamos então o que está ao nosso alcance: "Rezar, esperar, e torcer para que der tudo certo." E se por acaso o resultado não for aquele que estávamos esperando, mesmo estando sofrendo é preciso ter muita calma, respirar fundo, se encher de coragem e sorrir pra vida. E nunca, jamais esqueça: colherás somente o que plantares. Portanto, vamos á luta: não derrube ninguém, mas, vá enfrente. A vida é breve e o amanhã é incerto.

Neusa ***

sábado, 19 de junho de 2010

Momento - Os anjos me vigiam




As vezes; diante de alguns acontecimentos na vida, fico profundamente entristecida; mas, antes que eu me afunde de vez em um poço de amarguras, sinto-me sendo puxada por uma Força Maior. Daí é que me vem á certeza: não estou sozinha; os anjos me vigiam

*** Neusa Leontina

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Momento - Nota de falecimento

... E quando chega o dia a única coisa que podemos fazer é pedir que Deus tenha misericórdia e acolha a alma da pessoa. Sabemos que a nossa estada aqui na terra é limitada. Mas, é normal sentirmos saudades de alguém que estimamos. Hoje ao ouvir a notícia do falecimento do escritor José Saramago, logo me veio na lembrança uma das obras dele que me marcou em um certo momento. "Ensaio sobre a cegueira" Gosto também da frase onde ele diz: - "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" - Esta frase me diz muito. Me faz lembrar alguns momentos da minha infância e adolescência. Quando menina eu tinha muitos sonhos e às vezes me vinha uma certa ansiedade em ver que as coisas ali no interior eram lentas e rotineiras. E como toda adolescente eu tinha pressa em querer que as coisas melhorassem conforme eu desejava. Eu queria que as coisas boas acontecessem com mais rapidez. Mas, ao mesmo tempo eu sentia que a única coisa que eu poderia fazer naquele momento era pedir á Deus e esperar. Na época a única fonte de informação que tínhamos em nossa casa era um rádio a pilha. Eu então era ouvinte assídua das novelas de radio e todas as noites eu ia á casa de uma vizinha assistir a novela direito de nascer. Morávamos no sitio e somente esta vizinha possuía uma Tv preto e branco. Para ir até lá, eu e uma das minhas irmãs contávamos com a companhia de um dos nossos irmãos, e quando acontecia dele dizer hoje eu não vou, ai então eu procurava ocupar o meu tempo lendo, escrevendo, ouvindo o rádio e às vezes viajando em pensamentos ao som dos grilos cantantes da meia noite. É ai que se encaixa a frase que citei lá no início. Eu ansiava por mudanças e enquanto isto não acontecia eu ia me inventando, ou seja, eu não perdia tempo. E apesar da minha pouca idade eu já sabia o que queria e sentia que a sorte estava por vir. É isto ai... "Não tenha pressa, mas não perca tempo"


----->>>> Neusa leontina

Momento - ZEN


Oieee...

Passando logo cedo por aqui... Sim, quero deixar registrado este momento, pois, talvez amanhã ou até mesmo daqui á pouco eu não esteja mais pensando assim; me sentindo assim. - Não sei explicar exatamente o que sinto, mas, acho que é algo bom... É algo assim como; desprendida, solta... É uma leveza interior: um jeito tranqüilo de estar... - Acho que podemos chamar isto de ZEN... Sim; acho que é isto ai. Gostei desta palavra: ZEN - Mas, posso chamar isso que sinto de uma outra coisa mais simples: liberdade

Hoje, agora, neste momento; eu me sinto tão leve que até fico sem palavras para descrever o que sinto. É que de repente tudo ficou tão simples e natural, que nem quero pensar. Acho que as vezes é preciso relaxar. Sem se preocupar com determinadas coisas tipo: "mexericos" - Tudo é exatamente como tem que ser... Porque ficar questionando certas coisas? Hoje eu estou realmente bem... Vamos chamar isto de ZEN; mas, talvez isto seja:  AUSÊNCIA!

Ausência de mim
Desapego
O eu dando espaço para o não eu
São momentos de descarrego
Purificação
Aceitar sem muito forçar á aceitação
É a naturalidade de tudo
Vida em 
abundância

Plena serenidade
É a paz interior
É ZEN sem esforço
Libertação!

Sim... É exatamente isto: É você se libertar de certas coisas. Fazer uma limpeza interna... Olhar para dentro de si e renovar-se: se tem alguma mágoa, perdoe; magoou alguém; peça desculpas. Ignore todos os sentimentos negativos: raiva, preconceito, inveja, egoísmo; enfim: procure viver de um jeito mais sereno... Não tumultue muito o seu interior. Não se sinta o dono da verdade. Saiba ouvir falar, mas, também calar-se quando for necessário. Tenha o absoluto controle de si. Não deixe que o superego lhe corrompa e, claro, como somos abordados o tempo todo por sentimentos negativos, nesses momentos, procure relaxar a mente e ligar-se a Força Maior; Deus!


*** Neusa Leon

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Momento - Ignorância

Olà!

Ainda tão cedo e eu já aqui com os meus escritos. É que há dias um assunto insiste em minha cabeça: torra o meu juízo. Preciso escrever, pois só assim consigo aliviar a minha mente. Sabe, eu sei que não é certo apontar os defeitos dos outros. Na Bíblia diz o seguinte: “Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trava que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trava no teu? Mt 7:1.2.3.4” Pois é; As vezes enxergamos o argueiro no olho do outro e esquecemos da trava que há em nossos próprios olhos, ou seja, nos ocupamos em olhar os defeitos dos outros e esquecemos dos nossos. - Mas, sei lá, é que alguns comportamentos mexem tanto comigo que fico assim: sufocada, oprimida, querendo desabafar... - Trabalho há 22 anos em uma empresa e durante todo esse tempo eu tenho aprendido muito. O tempo que eu levo da minha casa até a empresa; isto é, se o transito não estiver caótico: leva-se uma hora e trinta minutos. O contato diário, direto ou indiretamente com algumas pessoas me instiga a observar discretamente alguns comportamentos. É claro que assim como tantas outras mulheres também tenho os meus dias de TPM, mas, nada comparável ao que tenho visto e ouvido. Nossa, não consigo entender porque tais pessoas agem assim. São explosivas, ranzinzas e sem educação. Não entendo também porque se esquivar tanto... A amizade assim como um outro sentimento, necessita de atenção, carinho, cuidados... Ás vezes um simples bom dia, boa noite, como vai, até mais e, enfim, é preciso também cultivar á amizade... Precisamos ser mais atenciosos um com o outro... Ás vezes uma palavra, um gesto de carinho ou sei lá, o jeito como agente trata as pessoas faz muita diferença... - Confesso que sou uma pessoa de humor variável, instável, rsrsrs - Mas tenho o absoluto controle da situação, pois, o fato de eu não está de bom humor, isto não me dar o direito de ser mal educada com ninguém... E, sei que o seu respeito para comigo, vai depender do meu para com você. Portanto vamos nos respeitar, amar, ser mais atenciosos com as pessoas. Vamos nos unir... Chega de briga de egoísmo... Amem-se! Procurem manter á Paz com você e com todos... Reflita sobre tudo que está sentindo... Visualize o Azul do Céu, as Estrelas, o Sol, a Lua, o Mar. Sinta a Grandiosidade do Universo. Você perceberá que o Amor de Deus é Único. Seu pai, mãe, irmão, primo, amigo, colega de trabalho e, enfim, todos nós merecemos respeito. E, também, não custa nada sermos gentil um com o outro. É importante que fiquemos atentos. Certas atitudes e comportamentos só nos prejudicam... Você pode muito mais... Você é forte, competente e inteligente o suficiente para entender que não é se esquivando, se escondendo, esmurrando portas e paredes. Não é fechando á cara e se aborrecendo com tudo e com todos que você vai progredir. Reflita sobre os seus atos... Verás então que o melhor é a amizade... É a união de todos.... É a Paz! – É isto ai: não sou perfeita, também tenho os meus defeitos, mas, tudo tem limites. Somos seres racionais, podemos melhorar o nosso comportamento. Não quero julgar e nem cuidar da vida de ninguém, mas, tem pessoas que agem com tanta brutalidade, grosseria e desrespeito que não tem como não perceber. Mas, enfim, cada um sabe de si: nessas horas o que podemos fazer mesmo é rezar. Pedir á Deus paciência e sabedoria para saber lidar com todos no dia-a-dia... Amem!!!

**** Neusa Leon

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Momento - Assim sou eu... Assim vivo eu


Sou teimosa, ansiosa, misteriosa
Forte, fraca, corajosa
Consciente, sonhadora, batalhadora
Inconstante, ausente, presente
Sou aquela que olha no olho
Que enxerga com o coração
Que sonha, mas, tem os pés no chão
Sou amiga, ouvinte, brava, exigente
Sou aquela que aprende
Que se perde e se acha
Sou reflexiva
Penso, sinto, perdoou e me renovo
Sou sensível
Sou mulher

Varoa, criação de Deus
Assim sou eu
Assim vivo eu
Sonhando, buscando, acreditando e renovando-se



*** Neusa Leon

terça-feira, 15 de junho de 2010

Brígida

Imagino que muita gente já ouviu isto: - “Tudo na vida tem o dia e a hora certa e nada nos acontece por acaso."  Pois é; as vezes nos deparamos com alguns acontecimentos na vida que nos leva a refletir e perceber que  de fato algumas coisas tem o dia e a hora certa para acontecerem. As vezes nos entristecemos por não ver acontecer algo que tanto ansiamos, mas, é preciso entender que nem sempre estamos preparados para receber tal acontecimento e, portanto, a própria vida se encarrega de adiar e averiguar o momento certo de nos conceder determinadas coisas. E foi exatamente isto que aconteceu na vida de Brígida. Ela chegou a um momento na vida que tudo parecia não ter sentido. Poucas coisas lhe agradavam. De tudo ela tinha, mas, ainda assim sentia-se vazia. Em alguns momentos se alegrava, mas em muitos chorava. E como uma ovelha assustada ouvia e não entendia; mas em seu coração sentia: não estava só. Por muitas vezes ela tentava ler a Bíblia, mas, nem sempre se concentrava e acabava desistindo por achar os textos complicados e enfadonhos. E era nessas horas em que aumentava ainda mais as suas insatisfações. Brígida sentia que necessitava de algo que lhe confortasse a alma, mas, não conseguia entender o que. Por muitas vezes ela chorava, mas, logo tratava de se distrair com alguma coisa dizendo para si mesma que suas insatisfações não faziam sentido, pois, com certeza muita gente gostaria de está em seu lugar. Era com estas falsas conclusões que ela tentava elevar o ego e continuar sua vida mesmo sentindo que estava lhe faltando algo de muita importância, mas, que ela não sabia como encontrar. Foi ai que de repente em um momento de muita aflição ajoelhou-se ao chão. E com as mãos estendidas aos Céus, respirou profundamente e, mostrando-se verdadeiramente, em silêncio suplicou: Oh! Céus. Amor Maior. Esquadrinhas a minha mente e o meu coração. Revigora-me na fé. Na alegrai de viver. Fortalece a minha alma. Clareia o meu entendimento. Ensina-me como proceder - E foi a partir dai que as coisas começaram a mudar. Uma nova energia se espalhou por todo o seu corpo e ela sentiu-se animada. Ergueu-se do chão e caminhou ao banheiro. Despiu-se. Abriu o chuveiro e se deliciou ao sentir a água morna caindo sobre sua cabeça e percorrendo por todo o seu corpo. Levou as mãos á cabeça e com as pontas dos dedos massageava de leve o couro cabeludo. Sorriu. Um riso apaziguante entre o corpo a mente e a alma. Riso de paz, de alegria e de agradecimentos. Ela estava feliz. Entre as lágrimas e o sorriso ela relembrava de alguns momentos do passado e, refletindo sobre tudo, sentia-se livre, amada, protegida e renovada. Aquele era o seu momento. Um momento de luz de entendimento e de sabedoria. Brígida sentia-se plena, feliz e agradecida. Ela entendeu que tudo na vida tem um propósito e que Deus nunca nos abandona, mas, somos nós que nos afastamos de Deus com os nossos pensamentos negativos e o coração cheio de magoas revolta e descrença. Nos afastamos de Deus quando não estendemos a mão para o nosso irmão necessitado. Quando O culpamos pelas tragédias que ocorrem por ai a fora. Nos afastamos de Deus quando ao invés de irmos a luta com fé garra amor e esperança, ficamos tumultuando a nossa mente com reclamações e blasfêmia . E ao invés de agradecermos o pouco que já temos, nos colocamos no lugar de vítimas e nada fazemos para as coisas melhorarem. E por ignorância ou até mesmo por falta de amadurecimento não percebemos a grandiosidade, a generosidade e o amor de Deus em nos conceder o sol a chuva o frio o calor o dia a noite e enfim, não percebemos o quanto Deus nos ama e nos quer ver felizes... - Em pensamentos e com o coração palpitando de tanta alegria, Brígida agradecia á Deus por Ele ter lhe dado a oportunidade de um melhor entendimento. Ela já não mais se sentia como uma ovelha assustada vazia e triste, mas, sim, uma pessoa sensível humilde e abençoada. Brígida entendeu também que não se deve julgar e esperar das pessoas o mesmo tratamento e a mesma consciência pela qual nos direcionamos a elas, mas, podemos ser como espelhos para muitos que são arrogantes, estúpidos e insensíveis. E foi com este pensamento lúcido e renovado que Brígida desligou o chuveiro consciente da quantidade de água e luz que ela havia desperdiçado naquele momento de transformação, mas, ela logo se reconciliou dizendo para si mesma: - “Tudo tem o dia e a hora certa... Estou feliz!!”  - Ela estava  feliz principalmente por ter alcançado este estado de consciência. Saber o limite das coisas. Entender que o fato de ser ela quem paga a conta de água e de luz, mesmo assim ela não deveria desperdiçar. Feliz em reconhecer que muito Deus nos dá e pouco o agradecemos. Feliz em perceber que Deus havia lhe permitido enxergar coisas que antes ela não enxergava e não sentia. E foi por entender e perceber tudo isso que ela novamente ajoelhou-se e agradeceu... Obrigada Senhor!

*** Neusa Leon



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Rabugice

Desculpa, não deu para evitar
Reparei em você
E ao contrário do que dizem
A meu ver, isto ai não é tolice
Mas, sim, rabugice

Sua irritabilidade
Já não causa mais espanto
E suas grosserias
Só lhe causam desarmonia

Com suas lamúrias
Só tens a perder
Pois ninguém suporta mais
Ficar perto de você

Enquanto reclamas
Cresce a sua vulnerabilidade
E ficas tão ferina
Que perdes a graça feminina

Pois é...
Reparei em você
Não quero e nem posso tão pouco lhe julgar
Mas, desculpa
Não pude evitar
A tua estupidez foi tremenda
Inerte fiquei diante de ti
E só então pude concluir
Ao contrario do que dizem
Isto ai não é tolice
Mas, sim, rabugice!

*** Neusa Leon

sexta-feira, 11 de junho de 2010

A bonequinha



Com os pés descalços
Ela se aproxima
A mãe abre os braços
Afagando a menina

Ela sobe na cama
Querendo proteção
E no meio dos pais
Acalma o coração

Sentido-se protegida
Ela beija a mãe e diz:
Mamãe querida
Agora estou feliz

Vou contar o que me aconteceu
Mas, papai preste atenção
Venha aqui
Segure a minha mão

Papai, mamãe...
Um homem me visitou
Ele era feio
Tão feio
Um horror!

E veja só o que ele me disse
Que papai não estava aqui
E que a mamãe também ia partir
Fiquei triste
Muito triste
Senti-me tão sozinha
E eu nem estava com a minha bonequinha

Mamãe...
Não deixe isto acontecer
Quero ficar sempre com você

Papai...
Não saia daqui
Quando eu acordar
Ainda quero te ver ai

Mamãe, papai...
Vou voltar para a minha cama
E se ele novamente aparecer
Digo que vocês muito me amam

Vou levar a minha boneca
Ela me aquece e me aquieta
Durmam bem mamãe e papai
Porque os teus carinhos me conduziram a Paz



*** Neusa Leontina

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Chocolate

Olá!




Passando rapidinho por aqui só para falar um oi... Não estou muito no clima, ou seja, estou meio sem assunto. Não; não é exatamente isso. Acho que não é a falta de assunto. Acho que a palavra certa é indisposição. Sim, é isso: estou indisposta, zangada... Mas, já já isso passa. Nada melhor do que uma barra de chocolate para solucionar este "probleminha" rsrs
- Pois é... as vezes a carência é tanta que só a concentração e o silêncio não são suficientes.
- Digo carência porque na maioria das vezes é isso que nos acontece: ficamos carentes de algumas coisas. As vezes é a saudade de alguém, ou até mesmo a falta de coragem para enfrentarmos certas situações... pois, de vez enquando, até mesmo por uma certa carência, nos comportamos como se ainda fossemos crianças. E qual é a criança que não gosta de doces? rsrs
- É isso ai... não se reprima. Para sanar o azedume do momento e entrar no clima: comam chocolate... heheh  Beijoss




*** Neusa Leon

Desencontro

Ele a olhou por alguns minutos
Ela entendeu o seu olhar, mas, não pode ficar
Alguns dias se passaram
E novamente ela foi fisgada
Seu coração pulsou
Ele se aproximou
E não foi preciso nada falar
Estava escrito em seu olhar

Era paixão
Amizade
Encontro
Amor

Seu coração estava em festa
Ela sentiu que tinham muito em comum
Mas, novamente precisou se ausentar
Levou consigo, o gosto dos seus beijos
Deixando com ele, a promessa de um dia voltar

Anos se passaram
Ela voltou
Mas, não pode ficar
Existia alguém em seu lugar
E outra vez ela se ausentou
Sem beijos e sem promessas
Apenas uma pressa
Esquecê-lo

O tempo passou
Ela se deu nova chance
Alguém se aproximou
Por pouco tempo ficou
Pois seu coração não o aceitou

Outras chances ela se deu
Outros beijos ela provou
Algumas vezes sorriu
Outras vezes chorou
E por fim ela entendeu
Não é tão fácil esquecer o amor
Sua recuperação seria lenta
Porque sem ele, ela se desencontrou


*** Neusa Leontina

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Momento - E a vida continua

Olá!

E a vida continua! Pois é, para os que aqui ficam a vida continua, isto agente sabe, o que não sabemos de verdade é o que acontece após a morte. As teorias são muitas, mas, certeza mesmo, penso que ninguém tem. O que sei é que todos nós um dia vamos partir... Hoje ainda muito cedo recebi uma noticia triste... O falecimento de uma pessoa querida, Sr Oswaldo de Oliveira, (Colega de trabalho) À tarde quando cheguei ao local de trabalho, muita gente comentou sobre o acontecimento. Muitos queriam saber o endereço do velório e a hora do sepultamento. Alguns ainda se demoravam ao telefone fazendo alguns comentários, tipo: Ele foi um grande amigo, tínhamos uma amizade de muitos anos. - Todos que ligavam queriam demonstrar, falar um pouquinho do carinho que sentia pelo amigo que havia partido. Enquanto eles iam falando eu ia pensando, imaginando a dor da família, ou seja, o vazio, a saudade que fica quando uma pessoa querida vai embora... A morte é uma certeza que todos nós temos, mas, ainda assim nos assusta, pois, não nos preparamos para morrer... Tem pessoas que tem tanto pavor da morte que nem gostam de ouvir falar e, quando falam, vão logo batendo com a mão cerrada em um canto da mesa ou da parede... Mas, sabemos que a morte existe e, ás vezes ela é surpreendente... Ás vezes ela chega de um jeito repentino e acaba com os sonhos dando um basta na vida de alguém que amamos e, por não estarmos preparados, o susto e o sofrimento são incomensuráveis... Tem pessoas que até perdem o prazer em viver... A minha mãe, por exemplo, nunca se conformou com o falecimento da minha irmã Rosemeire. Chorou e se lamentou por muitos anos. Hoje ela se encontra completamente esquecida de tudo. Não sabe nem quem ela é, ou seja, perdeu a memória. Penso que isto se deu por conta do susto que ela teve com o falecimento do meu irmão Antonio. A minha irmã faleceu em 1982 e em 2002 faleceu o meu irmão. Dai então a minha mãe perdeu a memória e o gosto pela vida... Conheci também uma senhora, (ela era esposa de um colega meu de trabalho), ela sofria tanto com o falecimento do filho que, todas as vezes que ela telefonava para falar com o marido ela dava sempre um jeitinho de esticar algum assunto até chegar ao que ela mais gostava, falar do filho... Mas, enfim, falar de morte não é um assunto muito agradável, mas, precisamos nos fortalecer buscando a ajuda em Deus para aceitar e entender que todos nós um dia vamos passar por isto... Sabemos que a vida está por natureza ligada á morte e, portanto, desde já, não vamos fingir que ela não existe. Vamos aceitar a realidade e entender que para os que ficam a vida continua... Se ficarmos se lamentando o sofrimento só tende a crescer... A saudade vai sempre existir, mas, não devemos ficar obstinados achando que a nossa vida também acabou. A vida é movimento: Uns vão e outros vêm

**
---->>>> Neusa Leontina

terça-feira, 8 de junho de 2010

De bem comigo


Opaaa... Olha eu aqui de novo...rsrs 
Hoje eu fiz um versinho bem auto astral

"De bem comigo" Humm... É preciso mesmo ficar de bem com á vida. É preciso se amar. Se cuidar. Deixar os aborrecimentos de lado e, sorrir... Gargalhar! Pois, viver já é uma grande alegria!


Porque hoje eu quero ficar de bem comigo
Não permitirei nenhum pensamento triste
Quero está de bem com a vida
Tudo é exatamente como tem que ser. E 
Para mim mesma eu:
Cantarei
Dançarei
Sorrirei
Aplaudirei

Comerei muitas guloseimas:
Pizza
Cachorro-quente
Batatas fritas
Sanduiches de linguça
Chocolates e milk- shakes
Regrigentes e sorvetes

Serei generosa comigo
Não me aplicarei nenhum castigo
Na frente da Tv
Pipocas doce
Pipocas salgadas
Comédias
Romances e palhaçadas

Com a consciência em paz
Sem pensar
Sem sonhar
Sem julgar
Sem perguntar

Nada me entristecerá
Não correrei nenhum perigo
Apenas quero está
De bem com á vida
De bem comigo


*** Neusa leontina

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Momento - Um dia de cada vez

Andavas ligeiramente dando voltas no tempo
Em um de seus retorno, o tempo lhe alcançou
Foste obrigado a se resguardar
Enquanto esperavas o retorno do tempo
Percebeste que o melhor seria viver um dia de cada vez
O tempo se aproximou
Sem pressa você o felicitou
E com passos ajustados o seguiste

**
---->>>> Neusa leontina

domingo, 6 de junho de 2010

Amor e paixão


Há quem diga que a paixão é o tempero do amor
Mas, afinal o que é o amor?
Penso que o amor é simples, mas, também complexo
É uma composição, fusão...
Amor é integração, doação
É bem-querer, amizade e gratidão

O verdadeiro amor é resistente
Tudo passa tudo muda
Mas, ele continua firme
Indulgente, benevolente
O mesmo amor de sempre

Amor e paixão!
Será uma boa combinação?
E o que é a paixão?
Penso que a paixão é um sentimento impulsivo que tanto pode temperar como também, destemperar o amor. 


Mas, se a paixão é o tempero do amor, o amor só pode ser muito mais: afeição, doação, dedicação, serenidade e paz!


Neusa***

Momento - A mente, MENTE

Olá!

Cá estou novamente com meus escritos. Vou começar dizendo assim: "Tudo passa" - Não precisa se desesperar. Antes de qualquer decisão na vida, é preciso refletir. Analisar cuidadosamente o que é verdadeiro e o que é imaginário. O ideal é que fiquemos atentos com o que pensamos. Não devemos ficar fascinados com determinadas possibilidades que a mente nos induz. A mente é astuciosa. Ela nos envolve dando-nos algo ilusório. É preciso ficar atentos. Ser forte e não cair nas "armadilhas" da mente. Pois, o próprio nome já diz: “Mente.” A mente, mente... Ou seja, nós nos deixamos levar... Geralmente se começa com uma pequena desculpa... Uma mentirinha aqui, outra lá e, derrepente a coisa cresce de tal forma que a pessoa passa a se desculpar de tudo com muita facilidade. Por, exemplo: - Tenho uma amiga que fuma desde os seus 16 anos. Hoje ela está com 47 anos. Certa vez estávamos reunidos: Eu ela e mais alguns amigos. Entre uma conversa e outra ela se desculpava, pedia licença e saia lá fora para fumar. Em um determinado momento ouvi alguém lhe fazer a seguinte pergunta: - Amiga você já pensou em parar de fumar? - Ela então explicou: - Sim, eu já pensei, eu gostaria sim, mas, sabe, não é tão fácil assim. Com os problemas que tenho, as decepções e desilusões na vida, o cigarro me dar um certo conforto. Uma certa tranqüilidade. A verdade é que o meu organismo sente necessidade da nicotina. Se eu não fumar eu vou ficar muito irritada. Fico de um jeito que nem eu mesma me suporto.
- Caracas!! Vejam só que conclusão mais absurda. "Sem o cigarro nem ela mesma se suporta" Ou seja, a mente dela ilude-a e a faz ficar dependente do cigarro. A mente a faz crê que fumando ela vai estar se acalmando e assim, não sofrendo tanto diante de certos “problemas” Suas desilusões e decepções, são confortadas com a nicotina do cigarro. Sendo que, se ela ficasse um pouco mais atenta, ela perceberia que tudo não passa de uma "armadilha" da mente. Ou seja, em seu subconsciente ela sabe que o cigarro é prejudicial a saúde, mas o desejo, a vontade de fumar é tão dominante que ela passa a fazer a coisa meio que automático. Ela não pensa em tomar um suco, uma água ou até mesmo um prato de comida. Ela vai ao mais “prático”, o cigarro.
- Gosto muito dessa minha amiga. Mesmo sabendo o quanto o cigarro é prejudicial á saúde, não tenho o direito de criticá-la e, jamais deixarei de gostar dos meus amigos só porque são fumantes... Eu citei aqui o exemplo do cigarro, mas, sabemos que existem outros tipos de hábitos e vícios que também são difíceis de serem largados. Mas, enfim, a mente, MENTE. Enganamo-nos com certas informações que a mente cria. Sabemos que determinada coisa é prejudicial á saúde, mas, infelizmente nos deixamos levar.
- Outro exemplo é a paixão: Quando nos apaixonamos, principalmente na adolescência, ficamos um tanto vulnerável, a mente fica impulsiva. Mas, tudo isto faz parte de um aprendizado. O bom mesmo é ficarmos atentos. É preciso ser forte e saber dizer não... Não para o ciúme exagerado. Não para as drogas. Não para a violência. Não para as bebidas em excesso e não para tantas outras coisas que deixamos nos iludir...

**

---->>>> Neusa leontina

sábado, 5 de junho de 2010

Palavras

Tantas coisas para falar
E sem saber para quem dizer
O jeito mais certo que achei
Foi escrever

Palavras são só palavras
Ás vezes ditas na hora certa
Ás vezes em horas incertas
Mas em ambos os momentos
É preciso discernimento
Pensar, refletir...
Buscar em nós um entendimento

A palavra, quando vinda de alguém que nos quer bem
Não corremos tanto perigo
Mas ainda assim, é preciso
Pensar...

Palavras são só palavras
Uma necessidade de se expressar
Pois quem tem muito no coração
Não se esgota
E cada vez mais querem falar
Palavras são só palavras
Que as vezes vem nos salvar

E quando me pergunto
O porque desses escritos
A resposta me vem
Contendo isto


 Poemas e versos
São as respostas imediatas
Com ou sem rimas
Recheados com graça
 

Agradeço á Deus
Por este Dom
É doce. É bom!

***  Neusa Leontina

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A caneca do Jô (Jô Soares)

São tantos que sonham
Ao seu lado estar
E por alguns minutos
Poder lhe falar

Projetos em andamento
Trabalhos realizados
Famosos tarimbados
E anônimos no ar

Jô e a caneca
A caneca e o Jô
Uma idéia que deu certo
Todos querem está perto
E em sua caneca pegar

Perguntas são feitas

Respostas são dadas
Emoções e risos contagiantes
Entre pessoas marcantes
Que com um gole se refrescam
E para alegremente
Continuarem a conversa

Todos atentos
Em casa e na TV
Jô e convidados
Momento esperado
De novo acontecer

O tempo passa
Ele continua
Com simpatia e humor
E todos bebendo da caneca do Jô

*** 
 Neusa Leontina

Flores

È preciso tempo
Um tempo para saber
Distinguir, conhecer
Sentimentos que surgem
Que nos confundem
Que nos fazem sofrer


Tempo!

É o que devemos fazer
Esperar e acreditar
Quando a turbulência passar
O tempo irá nos dizer

Flores!

Já se pode colher
Sabes o caminho
Sabes também que, determinadas flores tem espinhos
O tempo nos faz entender
Aprender, enxergar, conhecer
Quais as flores que devemos colher

Tempo!

Em certas circunstâncias
O melhor á fazer
Esperar um tempo
E as flores colher
Pois com o tempo
Pode se saber
O que pode e o que não se pode ter


*** Neusa Leontina

Lucidez

Olá

Passadinha rápida por aqui... Quero falar que... Que na verdade não tenho nada para falar, rsrsrs... Ah! Chega de tanto falar, falar, falar, falar... Hoje eu já falei muito... (Telefonista) das 13:00 ás 19:00hrs com intervalo de apenas 15 minutos, rsrs - A verdade é que não estou muito no clima... Sem inspiração. Vou ler um pouco... Não estou a fim de ver Tv... Acho que o bom mesmo é ir dormir... Bom, de verdade eu entrei aqui porque tinha algo interessante á escrever, mas, sei lá, não consigo lembrar o que era... Acho que era saudade... Sim, acho que é isto mesmo... Estou com saudade: Saudades do que? Bom, como diz o Roberto Carlos "São tantas emoções..." Pois é... Eu acho que não devemos nos apegar tanto ao passado, assim como também, não ficarmos tão ansiosos com o que nos vai acontecer no futuro... Ou seja, devemos ter um equilíbrio: Sonhar, mas, ter os pés no chão... Ah, lembrei da história de "ÍCARO" (Ele ficou tão fascinado com a possibilidade de voar que esqueceu-se dos conselhos de seu pai e voou cada vez mais alto. "ÍCARO," sentiu-se atraído pela bela imagem do Sol e, deslumbradamente voou em sua direção. Esquecendo-se então, que suas asas haviam sido coladas com cera, ao seu corpo e, assim ao se aproximar, o calor do Sol derreteu-as e ele não sabendo nadar, caiu na água e afogou-se.) Pois é... Acho que é bem por ai... Devemos sim, sonhar, mas, é importante saber que determinadas coisas precisam ter limites. Não podemos viver só de sonhos... Só de lembranças... Mas, confesso que é muito gostoso esta “viagem” que ás vezes fazemos... A nossa mente é realmente algo fascinante... Através dela podemos pensar e assim, ”ver, ser e ter tudo aquilo que na realidade não podemos...” Mas, claro, é preciso tomar cuidado... Sonhar sim, mas, saber a onde está pisando... É preciso ter bom senso e saber dos nossos limites.
Foi pensando assim que fiz a interpretação seguinte... "Lucidez" Sim, através do pensamento podemos viajar... Podemos relembrar pessoas, momentos e acontecimentos... Mas, como falei, tudo tem limite... Ser saudosista sim, mas, não viver só do passado. Não superestimá-lo, mas, de verdade como é bom sonhar, relembrar, pensar, imaginar...


Eu pensei
Imaginei
Viajei

Te encontrei
Te abracei
Te beijei


Acordei
Te procurei
Não te achei

Sabendo a onde te encontrar
Novamente viajei
Em minha memória, mergulhei

Logo te encontrei
Novamente te abracei
Mas, desta vez
Pouco tempo fiquei
Pois, fui despertada pela lucidez
ILUSÃO!
Minha mente, literalmente
Inquietou o meu coração
Deixei-me levar
Pela saudade
Pela emoção

Mas, enfim, eu sei...
Todas as vezes que eu desejar
Saberei a onde te encontrar
Em minha memória você estar
Novamente vou sonhar
De novo te abraçar, te beijar
E mais uma vez...
LUCIDEZ!
Irá me despertar

*** Neusa Leontina

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Eu vi você

Olá!

Aqui estou novamente contando uma historinha. Sabe, esses dias eu estava vendo a TV Cultura. Era uma entrevista com o Dr. Flávio Gikovate: Médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. Ele falava sobre esta febre mundial: O mundo virtual. Ele fez vários comentários. Não vou relatar muito da entrevista, porque na verdade só estou queredno esclarecer de onde veio a inpsiração para a interpretação que fiz. Bom, enquanto ele falava eu ia imaginando uma pessoinha que conheci na casa de uma prima minha. Ela me contou sobre uma paixão... “Um amor virtual”. rsrsrs. Ela me disse que estava completamente apaixonada, mas, não tinha coragem de se declarar. Me pediu que eu tirasse algumas fotos dela. E, sabe, eu vendo aquela alegria toda, o jeito como ela falava do tal “Amor virtual”, peguei á câmara e comecei fotográfá-la. Ela ria, fazia pose, bocas e olhos... rsrsrsrsrs. Bom, quando chegeui em casa, olhei para o computador e me veio uma vontade enorme de escrever algo sobre isto: “Amor virtual”. Na verdade enquanto essa pessoa falava de sua paixão, ia se formando em minha memória, personagens, rostos, pessoas e, enfim, eu ia imaginando toda uma história. Mas, passou. Eu acabei indo fazer outras coisas e “esqueci” tudo aquilo. Foi ai que, vendo a entrevista do Dr. Flávio Gikovate, onde ele falava também, dessa coisa complicada que é o relacionamento entre duas pessoas. As afinidades. Os desejos. O jeito como as pessoas lidam com esse mundo virtual, que fiz a interpretação... “Eu vi você”

Eu vi você
Gostei de lhe ver
Só não esperava
Que fosse acontecer
Depois de tantos anos
A paixão reacender

Eu vi você
Boca que beijei
Corpo que abracei
Olhos que me enxergaram
Mãos que me acariciaram

Eu vi você
Estava á sorrir
Alguém lhe abraçava
Na foto vocês se olhavam

Eu vi você
Não consegui me conter
Lembrei
Chorei
Lamentei

Eu vi você
Mesmo á distância
Amo-te sem te tocar
Ver-te virtualmente
É um contentar descontente
Esse vídeo que separa agente

Eu vi você
Virtualmente eu vi

Declarações são feitas
Em sua página de recados
Todos são respostados
Frases, versos, poemas, enfim...
Mensagens que causam saudades em mim

Fucei li e reli
Saudades eu senti
Virtualmente eu vi
Você já é feliz

Que sorte esta minha
Poder te acessar
Um pouco da sua vida, acompanhar
Online off-line, até assim
Um contentamento em mim
Saudades que não tem fim

Eu vi você
Outras vezes vou acessar
Lá você vai estar
A paixão só vai aumentar
Mas, o que fazer?
Gostei de ver você


*** Neusa Leontina

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Momento - O amor que guardei

Os meus momentos taciturnos
Não são assim tão infortúnio
Pois o amor que guardei em meu coração
Aquece a minha alma
Ilumina os meus pensamentos
E me encoraja pra a vida

*** Neusa Leontina

terça-feira, 1 de junho de 2010

O medo lapidado























Algo acontecia: perguntas eram feitas, respostas eram dadas, mas nada era concreto - e a incerteza persistia. Foi aí que um dia, em um determinado momento; mergulhei em mim... e querendo entender o que estava acontecendo; fui aos pouco me despindo:
Saudades,
alegrias,
perdas,
ganhos,
amor,
paixão,
perdão,
sonhos e ilusão. 

Enfim; encontrei em mim, todos os sentimentos que eu havia encontrado em visitas anteriores, mas ainda assim; desconfiei que algo mais havia ali, pois senti que havia um certo bloqueio, algo muito secreto. Novamente em mim, fiz uma minuciosa análise. Mergulhei fundo... revi o passado, analisei o presente e desenhei o hipotético futuro. Foi aí que entendi, senti, e em voz alta exclamei: MEDO!
Ainda mergulhada em mim, conclui que: estando eu ciente do real descobrimento; o MEDO, não seria certo expulsá-lo por completo de mim; mas compreendi que algo de melhor poderia ser feito: uma transformação, ou seja, o tal medo poderia ser de uma certa forma lapidado, não, expulso, mas transformado. E então, a força do medo não seria mais tão forte assim, pois, o que antes era medo, passaria a ser cautela e atenção. O medo lapidado, não seria mais o causador de tantas renuncias em mim. E foi aí que, diante da conclusão, demoradamente sorri. Abracei a mim e cautelosamente segui.
*** Neusa Leontina

A menina e o vento


Cabelos soltos e pés descalços
Sempre assim nos finais de tarde
Sonhos e poesias
Risos, lagrimas e alegria

O vento soprava e a menina sorria
Escrevendo na areia, ela dizia:
Oh! O que acontece com você?
Vento, vento, vento!
Não me deixas escrever?

A menina brincava escrevendo no chão
E o vento soprava apagando o refrão
Desenhando na areia ela falava:
Já entendi meu camarada
Para ti vou escrever
Direi o que penso de você

Vento, vento, vento!
Ventinho meu amigo
Na areia eu escrevo e lhe digo
Sou sua amiga e lhe quero bem
Amor igual ao nosso ninguém tem

O vento se acalmou
A menina continuou
Entre risos e gargalhadas
Escrevendo ela falava

Você é bem vindo
Vejo-lhe sempre sorrindo
Você é fresquinho! È Divino!

Sonzinho em meus ouvidos você faz
Desmancha o penteado do rapaz
Levanta a saia da menina
Acompanha a vovó até a esquina

Você é universal
Gosta de todos por igual
Estas aqui, lá e acolá
E pelas frestas da janela
Também te vi passar

Ventinho meu amigo
Você é divertido
É querido amado e desejado
E quando estou com calor
Você me traz frescor
O chapéu do pescador
Na água você o derrubou

Com todos você gosta de brincar
Mas, se agridem a natureza
Sinto você se ausentar
Ventinho meu amigo
Não me dê esse castigo
Venha sempre me visitar

Sua presença é uma benção
Dar-me inspiração
Estou indo embora
Com alívio no coração

Amanhã voltarei
Só para ti contarei
O que se passa em meu coração
E na areia escreverei
Algo com a sua permissão

**

---->>> Neusa Leontina

Vai passar



Vai passar
Eu sei que vai
Vou me aquietar
Esperar

Dor intensa
Dor cruel
Dor só minha

Vai passar
Vou dar gargalhadas
Vou arrancar da minha alma
Essa dor malvada

Eu sei
Fui eu que facilitei
Nem pensei
E logo acreditei
Vai passar
Dor, angústia, decepção
Limparei meu coração
Não alimentarei mais ilusão

Vai passar
Eu sei que vai
Darei gargalhadas
Quando estiver livre
Desta dor malvada


*** Neusa Leontina