Bom dia!
Mais um dia lindo que Deus nos concede; e nós só temos que agradecer... obrigada Deus por nos dar a Graça do entendimento: sim, porque agora eu entendo... quanto mais sabemos, maior fica a nossa responsabilidade. E diz a frase: a quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, muito mais será pedido. (São Lucas, 12: 48)
Pois é... quando criança fazemos coisas impensadas; sem medo e sem noção do perigo. Fazemos coisas sem maldade e sem muito pensar. Mas, é a partir daí que começamos a desenvolver um conhecimento, uma sabedoria, um entender melhor das coisas. O ruim é quando agente cresce na idade, no tamanho corpóreo, mas, não cresce no entender, ou seja; não queremos entender: não aceitamos a realidade e passamos a agir como se ainda fossemos aquela criança imatura. Aquela criança que precisa o tempo todo ouvir seus pais dizerem o que devem e o que não devem fazer. É claro que se agirmos assim tudo fica mais fácil. Agindo assim não precisamos nos preocupar com a consciência: tudo está certo, pois somos criança. Não... não devemos agir assim, pois a verdade é: quanto mais sabemos maior fica a nossa responsabilidade. Talvez seja por isto que as pessoas ficam tanto tempo nos confessionários: fazem terapias e estão sempre buscando ajuda para sanarem seus conflitos internos. Sabemos que esta ajuda se dar através do perdão; mas, nem todo mundo tem esta coragem: assumir que errou pedindo o perdão para a pessoa que fora magoada. Mas, entendamos que: quando agimos assim; fingindo não saber das coisas que estamos fazendo, estamos somente adiando os problemas, pois, a vida não erra; ela é justa. Hoje você consegue ficar ileso, mas amanhã ou depois a vida te pega de jeito e ai você vai ter que prestar conta de todas as coisas que você fez fingindo não saber o que estava fazendo. Sim, porque a vida é justa: sabemos que a fofoca em nada nos engrandece; que ela é nociva e que destrói muitas amizades; mas, ainda assim, damos ouvidos e as vezes até acrescentamos uma pitadinha de veneno a mais. Sabemos que o egoísmo nos deixa insensível, mas, ainda assim o deixamos aflorar. Sabemos que o perdão é o caminho para a paz, mas ainda assim, nos deixamos levar pelo orgulho; fechamos a cara e assumimos o papel de vitima.
Deus nos dar a Graça do entendimento, mas, as vezes nós ignoramos a nossa consciência, endurecemos o nosso coração e fingimos não ver a verdade. É isso ai... conservar a criança que existe em nós, não significa agir como criança, pois, a quem muito foi dado, muito mais será exigido.
Deus nos dar a Graça do entendimento, mas, as vezes nós ignoramos a nossa consciência, endurecemos o nosso coração e fingimos não ver a verdade. É isso ai... conservar a criança que existe em nós, não significa agir como criança, pois, a quem muito foi dado, muito mais será exigido.
Que Deus nos ilumine e nos der a Graça do entendimento; hoje e sempre: Amém!!
*** Neusa Leon