sexta-feira, 18 de junho de 2010

Momento - Nota de falecimento

... E quando chega o dia a única coisa que podemos fazer é pedir que Deus tenha misericórdia e acolha a alma da pessoa. Sabemos que a nossa estada aqui na terra é limitada. Mas, é normal sentirmos saudades de alguém que estimamos. Hoje ao ouvir a notícia do falecimento do escritor José Saramago, logo me veio na lembrança uma das obras dele que me marcou em um certo momento. "Ensaio sobre a cegueira" Gosto também da frase onde ele diz: - "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo" - Esta frase me diz muito. Me faz lembrar alguns momentos da minha infância e adolescência. Quando menina eu tinha muitos sonhos e às vezes me vinha uma certa ansiedade em ver que as coisas ali no interior eram lentas e rotineiras. E como toda adolescente eu tinha pressa em querer que as coisas melhorassem conforme eu desejava. Eu queria que as coisas boas acontecessem com mais rapidez. Mas, ao mesmo tempo eu sentia que a única coisa que eu poderia fazer naquele momento era pedir á Deus e esperar. Na época a única fonte de informação que tínhamos em nossa casa era um rádio a pilha. Eu então era ouvinte assídua das novelas de radio e todas as noites eu ia á casa de uma vizinha assistir a novela direito de nascer. Morávamos no sitio e somente esta vizinha possuía uma Tv preto e branco. Para ir até lá, eu e uma das minhas irmãs contávamos com a companhia de um dos nossos irmãos, e quando acontecia dele dizer hoje eu não vou, ai então eu procurava ocupar o meu tempo lendo, escrevendo, ouvindo o rádio e às vezes viajando em pensamentos ao som dos grilos cantantes da meia noite. É ai que se encaixa a frase que citei lá no início. Eu ansiava por mudanças e enquanto isto não acontecia eu ia me inventando, ou seja, eu não perdia tempo. E apesar da minha pouca idade eu já sabia o que queria e sentia que a sorte estava por vir. É isto ai... "Não tenha pressa, mas não perca tempo"


----->>>> Neusa leontina

Momento - ZEN


Oieee...

Passando logo cedo por aqui... Sim, quero deixar registrado este momento, pois, talvez amanhã ou até mesmo daqui á pouco eu não esteja mais pensando assim; me sentindo assim. - Não sei explicar exatamente o que sinto, mas, acho que é algo bom... É algo assim como; desprendida, solta... É uma leveza interior: um jeito tranqüilo de estar... - Acho que podemos chamar isto de ZEN... Sim; acho que é isto ai. Gostei desta palavra: ZEN - Mas, posso chamar isso que sinto de uma outra coisa mais simples: liberdade

Hoje, agora, neste momento; eu me sinto tão leve que até fico sem palavras para descrever o que sinto. É que de repente tudo ficou tão simples e natural, que nem quero pensar. Acho que as vezes é preciso relaxar. Sem se preocupar com determinadas coisas tipo: "mexericos" - Tudo é exatamente como tem que ser... Porque ficar questionando certas coisas? Hoje eu estou realmente bem... Vamos chamar isto de ZEN; mas, talvez isto seja:  AUSÊNCIA!

Ausência de mim
Desapego
O eu dando espaço para o não eu
São momentos de descarrego
Purificação
Aceitar sem muito forçar á aceitação
É a naturalidade de tudo
Vida em 
abundância

Plena serenidade
É a paz interior
É ZEN sem esforço
Libertação!

Sim... É exatamente isto: É você se libertar de certas coisas. Fazer uma limpeza interna... Olhar para dentro de si e renovar-se: se tem alguma mágoa, perdoe; magoou alguém; peça desculpas. Ignore todos os sentimentos negativos: raiva, preconceito, inveja, egoísmo; enfim: procure viver de um jeito mais sereno... Não tumultue muito o seu interior. Não se sinta o dono da verdade. Saiba ouvir falar, mas, também calar-se quando for necessário. Tenha o absoluto controle de si. Não deixe que o superego lhe corrompa e, claro, como somos abordados o tempo todo por sentimentos negativos, nesses momentos, procure relaxar a mente e ligar-se a Força Maior; Deus!


*** Neusa Leon